Queridos deixo pra vocês a matéria que estudamos em classe sobre fonologia e ortografia!
Beijocas...
O que é fonologia?
O A palavra fonologia
vem do grego
Phóne = som, voz
+
Logia = estudo, ciência,
tratado
Fonema:
unidade sonora mínima capaz de estabelecer distinção entre vocábulos de uma
língua.
Ou seja, fonologia é
o som escrito, ou podemos chamar do o estudo do som.
O Ao
escrevermos uma palavras nem sempre há coincidência entre o número de letras ou
o número de fonemas.
Por exemplo:
Casa – 4 letras ( c.a.s.a.)
4 fonemas (/k/, /a/, /z/, /a/)
Táxi – 4 letras (t.a.x.i)
5 fonemas (
/t/,/a/,/k/,/s/,/i/)
Observações importantes
üUma
única letra pode representar dois fonemas:
Fixo
( x= /k/ + /s/).
ü
Duas letras podem representar um único fonema:
Assado
(ss =
/s/).
ü
Uma mesma letra pode representar diferentes fonemas:
Mesa
(s= /z/); saci ( s= /s/)
üUm
mesmo fonema pode ser representado por diferentes letras:
Saci
( c=/s/); laço (ç=/s/); auxiliar (x=/s/)
Atenção
Não confunda letras
com fonema.
üOs
fonemas são fenômenos sonoros (fala)
üAs
letras são representações gráficas dos fonemas (escrita)
Para
diferenciar a transcrição de um fonema de sua representação gráfica,escreve-se
o fonema entre barras (//).
Classificação das vogais
O Vogais
São
fonemas que resultam da livre passagem de ar pela boca ( vogais orais)
ou nariz
( vogais nasais)
Funcionam
sempre como base da sílaba.
Exemplos: Táxi,
pato, vogal, tatu.
O Consoantes
São
fonemas que encontram obstáculos na saída de ar pela boca.
Formam sílabas
acompanhadas de uma vogal.
Exemplos: táxi,
pato, vogal, tatu.
O Semivogais
O São
fonemas que resultam da livre passagem da corrente de ar, mas que, sozinhos, não formam sílaba.
Podem ser
representadas graficamente pelas letras i,u,e e
o.
Exemplos: ja-mais,
Ro- meu, ma- mãe
.
Encontro vocálico: Agrupamento de vogais numa mesma sílaba ou
em sílabas diferente, mas vizinhas.
Ditongo: üEncontro de uma vogal
e uma semivogal numa mesma sílaba
üCrescente –
quando a semivogal vem antes da vogal.
Ex: his-tó-ria
ü Decrescente:
Quando a vogal vem
antes da semivogal.
Ex: vo- gais
Tritongo:ü
Encontro de uma semivogal, uma vogal e uma semivogal numa mesma sílaba.
Ex: Paraguai
Hiato: ü
Encontro de duas vogais em sílabas vizinhas ( lembre-se que não podemos ter duas
vogais na mesma sílaba).
üEx: di-a, ra-
i- nha
Sílaba
tônica: é a sílaba que é pronunciada com mais força, ou seja, a que recebe o
acento tônico.
ü Oxítona:
a sílaba tônica é a última sílaba da palavra
Ex: sa-ci
ü Paroxítonas:
a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra.
Ex: E-qui-li-bris-ta
ü Proparoxítonas:
a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba da palavra.
Ex:
á- to-na
O uso dos porquês
O por que tem dois empregos diferenciados:
Quando for a junção da preposição por +
pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual
razão” ou “por qual motivo”:
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei
por que não quero ir. (por
qual motivo)
Quando for a junção
da preposição por + pronome relativo que,
possuirá o significado de “pelo qual” e
poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo
qual)
Por quê
Quando vier antes de
um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado
e continuará com o significado de “por
qual motivo”, “por qual razão”.
Exemplos: Vocês não
comeram tudo? Por quê?
Andar cinco
quilômetros, por quê? Vamos
de carro.
Por que
O por que tem dois empregos diferenciados:
Quando for a junção da preposição por +
pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual
razão” ou “por qual motivo”:
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei
por que não quero ir. (por
qual motivo)
Quando for a junção
da preposição por + pronome relativo que,
possuirá o significado de “pelo qual” e
poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo
qual)
Porquê
É substantivo e tem
significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome,
adjetivo ou numeral.
Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar
concentrada. (motivo)
Diga-me um porquê
para não fazer o que devo. (uma razão)
Resumindo... ( os porques sem acento)
Por
que separado
é usado no início da pergunta.
Ex: Por
que você não me ama?
Porque
sem acento e junto é utilizado no meio da oração.
Ex:
Não te amo porque amo outra.
Agora observe algumas páginas da gramática sem segredos da Lorena Menón, aí vocês poderão ver melhor a questão da grafia de algumas palavras!
6 comentários:
Oie prô , uma perguntinha , HIATO , são palavras que quando separamos as silabas fica assim por exemplo : HI-A-TO , duas vogais próximas uma da outra ? ou significa ter uma vogal sozinha ?
no caso do teu exemplo é a vogal sozinha!!!
prô eu gostaria de saber se sc , qu , se separa.. ah ,eu tambem gostaria de saber se na palavra pandemônio tem 9 fonemas !!!
bjs.
kamila damaris s2!
O Kamila, na separação de sílabas sempre separamos o sc, já no caso da palavra pandemônio temos nove fonemas, ficará assim:
/p/ /ã/ /d/ /e/ /m/ /o/ /n/ /i/ /o/.
Espero que tenha te ajudado, beijocas...
Oi professora!!! Estou no 4° período de letras e estou com uma dúvida muito grande Na verdade foi proposto pra nós alunos do curso planejar aula simulada de acordo com uma certa habilidade do CBC:
19.3 usar as conceções da língua escrita produtiva e autonomamente reconhecer as diferenças entre sistema fonológico e ortográfico.
O que eu posso estar fazendo? Pode me dar uma dica?
Oi Amanda!
Pelo o que você disse me leva a crer que seja o fato de escrevermos como falamos, se for este o caso o ideal seria traçar quais são seus objetivos, por exemplo, mostrar as diferenças entre a forma que nos expressamos oralmente X a forma que nos expressamos na escrita ( tudo isso dependo do público alvo), criar questionários, fazer entrevistas e aí sim analisar os resultados...
Se eu fosse fazer disso uma aula, iria propor aos meus alunos como desafio, (a linguagem de whatsApp e a linguagem exigida em redações escolares, diferenças e semelhanças) pedindo que eles me explicassem o motivos pelo qual elas são tão diferentes (ortografia) mas ao mesmo tempo tão parecida (fonologia).
E aí?
Era isso?
Te ajudou?!
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