Fonologia e Ortografia

Queridos deixo pra vocês a matéria que estudamos em classe sobre fonologia e ortografia!
Beijocas...

O que é fonologia?

A palavra fonologia vem do grego
Phóne = som, voz
 +
Logia = estudo, ciência, tratado
Fonema: unidade sonora mínima capaz de estabelecer distinção entre vocábulos de uma língua.
Ou seja, fonologia é o som escrito, ou podemos chamar do o estudo do som.
Ao escrevermos uma palavras nem sempre há coincidência entre o número de letras ou o número de fonemas.
Por exemplo:
Casa4 letras ( c.a.s.a.)
   4 fonemas (/k/, /a/, /z/, /a/)
Táxi –   4 letras (t.a.x.i)
     5 fonemas ( /t/,/a/,/k/,/s/,/i/)
Observações importantes
üUma única letra pode representar dois fonemas:
Fixo ( x= /k/ + /s/).
ü Duas letras podem representar um único fonema:
Assado (ss = /s/).
ü Uma mesma letra pode representar diferentes fonemas:
Mesa (s= /z/); saci ( s= /s/)
üUm mesmo fonema pode ser representado por diferentes letras:
Saci ( c=/s/); laço (ç=/s/); auxiliar (x=/s/) 

Atenção
Não confunda letras com fonema.
üOs fonemas são fenômenos sonoros (fala)
üAs letras são representações gráficas dos fonemas (escrita)
    Para diferenciar a transcrição de um fonema de sua representação gráfica,escreve-se o fonema entre barras (//). 
Classificação das vogais
Vogais
São fonemas que resultam da livre passagem de ar pela boca ( vogais orais)
 ou nariz ( vogais nasais)
Funcionam sempre como base da sílaba.
Exemplos: Táxi, pato, vogal, tatu.
Consoantes
São fonemas que encontram obstáculos na saída de ar pela boca.
Formam sílabas acompanhadas de uma vogal.
Exemplos: táxi, pato, vogal, tatu.
Semivogais
São fonemas que resultam da livre passagem da corrente de ar, mas que, sozinhos, não formam sílaba.


Podem ser representadas graficamente pelas letras i,u,e e o.
Exemplos: ja-mais, Ro- meu, ma- e .

Encontro vocálico: Agrupamento de vogais numa mesma sílaba ou em sílabas diferente, mas vizinhas.
Ditongo: üEncontro de uma vogal e uma semivogal numa mesma sílaba
üCrescente – quando a semivogal vem antes da vogal.
Ex: his-tó-ria
ü Decrescente:
Quando a vogal vem antes da semivogal.
Ex: vo- gais
Tritongo:ü Encontro de uma semivogal, uma vogal e uma semivogal numa mesma sílaba.
   Ex: Paraguai
Hiato: ü Encontro de duas vogais em sílabas vizinhas           ( lembre-se que não podemos ter duas vogais na mesma sílaba).
üEx: di-a, ra- i- nha
Sílaba tônica: é a sílaba que é pronunciada com mais força, ou seja, a que recebe o acento tônico.
ü Oxítona: a sílaba tônica é a última sílaba da palavra
Ex: sa-ci
ü Paroxítonas: a sílaba tônica é a penúltima sílaba da palavra.
Ex: E-qui-li-bris-ta
ü Proparoxítonas: a sílaba tônica é a antepenúltima sílaba da palavra.
Ex: á- to-na
O uso dos porquês


 O por que tem dois empregos diferenciados:
 Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
 Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

Por quê
Quando vier antes de um ponto, seja final, interrogativo, exclamação, o por quê deverá vir acentuado e continuará com o significado de “por qual motivo”, “por qual razão”.
Exemplos: Vocês não comeram tudo? Por quê?
Andar cinco quilômetros, por quê? Vamos de carro.


Por que
 O por que tem dois empregos diferenciados:
 Quando for a junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que, possuirá o significado de “por qual razão” ou “por qual motivo”:
Exemplos: Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)
Não sei por que não quero ir. (por qual motivo)
 Quando for a junção da preposição por + pronome relativo que, possuirá o significado de “pelo qual” e poderá ter as flexões: pela qual, pelos quais, pelas quais.
Exemplo: Sei bem por que motivo permaneci neste lugar. (pelo qual)

Porquê
É substantivo e tem significado de “o motivo”, “a razão”. Vem acompanhado de artigo, pronome, adjetivo ou numeral.
 Exemplos: O porquê de não estar conversando é porque quero estar concentrada. (motivo)
 Diga-me um porquê para não fazer o que devo. (uma razão)

Resumindo... ( os porques sem acento)
Por que  separado é usado no início da pergunta.
Ex: Por que você não me ama?
Porque sem acento e junto é utilizado no meio da oração.
Ex: Não te amo porque amo outra.

Agora observe algumas páginas da gramática sem segredos da Lorena Menón, aí vocês poderão ver melhor a questão da grafia de algumas palavras!



















6 comentários:

Maay Danttas disse...

Oie prô , uma perguntinha , HIATO , são palavras que quando separamos as silabas fica assim por exemplo : HI-A-TO , duas vogais próximas uma da outra ? ou significa ter uma vogal sozinha ?

profa Suzy disse...

no caso do teu exemplo é a vogal sozinha!!!

kamila damaris disse...

prô eu gostaria de saber se sc , qu , se separa.. ah ,eu tambem gostaria de saber se na palavra pandemônio tem 9 fonemas !!!

bjs.
kamila damaris s2!

profasuzy disse...

O Kamila, na separação de sílabas sempre separamos o sc, já no caso da palavra pandemônio temos nove fonemas, ficará assim:
/p/ /ã/ /d/ /e/ /m/ /o/ /n/ /i/ /o/.
Espero que tenha te ajudado, beijocas...

Amanda Alves disse...

Oi professora!!! Estou no 4° período de letras e estou com uma dúvida muito grande Na verdade foi proposto pra nós alunos do curso planejar aula simulada de acordo com uma certa habilidade do CBC:
19.3 usar as conceções da língua escrita produtiva e autonomamente reconhecer as diferenças entre sistema fonológico e ortográfico.
O que eu posso estar fazendo? Pode me dar uma dica?

Suzy disse...

Oi Amanda!
Pelo o que você disse me leva a crer que seja o fato de escrevermos como falamos, se for este o caso o ideal seria traçar quais são seus objetivos, por exemplo, mostrar as diferenças entre a forma que nos expressamos oralmente X a forma que nos expressamos na escrita ( tudo isso dependo do público alvo), criar questionários, fazer entrevistas e aí sim analisar os resultados...
Se eu fosse fazer disso uma aula, iria propor aos meus alunos como desafio, (a linguagem de whatsApp e a linguagem exigida em redações escolares, diferenças e semelhanças) pedindo que eles me explicassem o motivos pelo qual elas são tão diferentes (ortografia) mas ao mesmo tempo tão parecida (fonologia).
E aí?
Era isso?
Te ajudou?!