Pessoal, vamos relembrar alguns processos de formação de palavras que vimos em classe
Derivação
Derivação prefixal- É quando adcionamos um prefixo à base, como por exemplo: infelizmente, o interessante nesse processo é que não mudamos a classe gramtical da palavra base, apenas adcionamos um significado.
Derivação sufixal- Aqui acrescentamos um sufixo à palavra base, por exemplo pulguento, nesse processo há mudandça de sentido na palavras, podendo mudar sua classe gramatical sem alteração substancial do sentido da palavra . Por exemplo: Esse gato tem pulgas - Esse gato é pulguento.
Derivação prefixal e sufixal - usa os dois afixos à base ao mesmo tempo, porém se eu retirar algum deles da palavra ela ainda assim mantém uma forma completamente aceitável na língua como : Infelizmente - Felizmente- infeliz
Derivação Parassintética -usa os dois afixos à base ao mesmo tempo, mas ao contrário da da derivação prefixal e sufixal se retirarmos um de seus afixos o resultado é uma forma mal construída: Emparedar - paredar.
Derivação regressiva- As palavras são derivadas de verbos e precisam expressar ação. Caso exprimam um objeto ou substância, serão tomados como palavra primitiva. Exemplo: Telefonar - telefone/ ancorar- âncora.
Derivação imprópria - É quando há um processo de mudança de sentido dependendo do contexto em que foi inserido, mas não muda o seu significado original.
Exemplo: " meu bem querer" / É normal eu querer algo melhor.
Composição
Por justaposição - união de radicais sem perda fonética, ou seja cada palavra mantém sua forma e som como no caso de pé-de-cabra.
Por aglutinação - união de radicais agora com alguma perda fonética de um deles, como por exemplo: pernalta ( Perna+alta)
Outros processos
hibridismo: União de palavras de línguas diferentes, como no caso de televisão ( tele- grego/ visão - português)
Abreviação de palavras - supressão de um segmento imprevisível da palavra: São Paulo- Sampa.
Redução de Sintagma nominal - É quando abrevio um nome usando apenas suas letras iniciais. Exemplo: Universidade de São Paulo - USP
Onomatopeia- palavra que busca colocar na forma escrita os sons como por exemplo:plim-plim.
Empréstimo: é quando aceitamos palavras estrangeiras dentro de nosso idioma, e as " aportugueisamos" exemplo: shampoo ( Xampú)
Nenhum comentário:
Postar um comentário